Sucesso no mundo todo, o cultuado filme do cineasta Jean-Pierre Jeunet, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)", nos traz muito mais do que uma bela história repleta de cenas memoráveis, a comédia francesa também funciona como um ótimo guia turístico de Paris, e como originalidade é uma das principais características desse longa-metragem, Amélie Poulain retrata muito mais do que a já óbvia Paris da Torre Eiffel, dos Campos Elísios e do Arco do Triunfo que o cinema hollywoodiano já cansou (ou não!) de nos mostrar.
Até hoje, é grande o número de cinéfilos que se interessam em visitar ou saber mais sobre os lugares onde foram gravadas as cenas do filme, ambientado no Bairro de Montmartre (Norte de Paris). Veja agora uma seleção dos 10 locais que ajudaram a contar a fabulosa história de Amélie Poulain nas telonas:
1 - Moulin Rouge: O famoso cabaret que aparece em uma rápida passagem do filme.
2 - Cafeteria Des 2 Moulins: O local onde Amélie trabalha é tão incrível na realidade quanto no filme. Lá os clientes podem optar em pedir o Menu da Amélie além de ter a oportunidade de conhecer o gnomo do filme que foi mantido no local.
3- Studio 28 Cinema: Esse é o cinema onde Amélie observava detalhes dos filmes e da plateia.
4- Au Marché de la Butte: a frutaria do filme, uma das principais paisagens, é na verdade uma mercearia. Ela ficava em frente à casa de Amélie (Audrey Tautou), onde a protagonista comprava frutas e legumes com o senhor Collignon (Urbain Cancelier) e com o seu ajudante Lucien (Jamel Debbouze).
5- Estação de Metrô Lamarck-Caulaincourt: Amélie decide ajudar um senhor cego, dando-lhe detalhes do caminho até chegar a essa estação.
6- Rue Saint-Vincent: A rua que serviu como cenário da cena em que Amélie andou de moto com o seu par romântico Nino (Mathieu Kassovitz).
7- Sacré Coeur: A Igreja do Sagrado Coração de Paris é o local onde Amélie deixa pistas para que Nino possa resgatar sua pasta. Ela põe setas nas escadarias, dando dicas de onde ele poderá encontrar a pasta com suas coleções.
8- Carrossel da Place Saint-Pierre: Aos pés da Sacré Coeur, o carrossel se destaca, aparecendo durante uma breve cena do filme.
10- Quando Amélie queria pensar um pouco, ela ia para a Pont des Arts, mirando o Louvre ao fundo.
Com informações e imagens das páginas: Passaporte 77 e Perda de Foco
Siga no twitter: @FelipeTavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário