sábado, 8 de dezembro de 2012

Os Abusos da Publicidade Infantil



Atualmente um dos principais focos das propagandas é o público infantil. Inocentes e vulneráveis, eles acabam sendo uma presa fácil para satisfazer um sistema que tenta lucrar até sobre aqueles que são vistos como indefesos. Indefesos sim, mas com um imenso poder de decidir o que seus pais devem ou não devem comprar. E não nos resta dúvida de que a publicidade infantil é também uma arma capaz de manipular, inconscientemente, a mente humana a fim de acumular consumidores sempre dispostos a comprar. Segundo Benjamin Barber*, essa manipulação ocorre quando a sociedade de consumo estimula a  infantilização da mente do homem, resultando em uma patologia do capitalismo consumista em que os adultos são propositalmente infantilizados e crianças são tratadas como consumidoras adultas, ou seja, temos aí dois casos de compradores ideais, aqueles que batem o pé, dizem “Eu quero comprar, pronto e acabou” e fazem girar a irracional lógica do capital.

A publicidade infantil chega a ser covarde, pois ela gera, por meio de imagens bonitas e coloridas nas propagandas da TV, uma necessidade nas crianças, e esse público ainda não possui juízo de valor e dificilmente enxergará como tudo isso é abusivo. Essa situação coloca nossos pequenos diante de uma encruzilhada, porque se eles não viram a propaganda de um produto que promete mudar suas vidas na TV, eles terão acesso a esse produto na escola, por meio dos amiguinhos e vão querer ganhar um produto exatamente igual.  

Nesse caso, só resta aos pais conversar com seus filhos, mostrar a eles aquilo que realmente deve ser valorizado e fazê-los desapegar o máximo possível do bem material ou daquilo que é inútil. Trata-se de uma negociação diária, contínua e esclarecedora com as crianças. Essa é a única forma de livrá-los do consumismo gerado pela publicidade infantil, já que não há nenhum outro órgão oficial que controle esse abuso. É preciso usar do dialogo e torcer para que a propaganda não coloque pais contra filhos, pois ao que tudo indica, estamos quase chegando a esse ponto. 


    *Benjamin R. Barber, nascido em 02 de agosto de 1939, é um escritor  
e teórico político americano. Seu trabalho mais conhecido é o artigo
 ''Jihad vs. McWorld'', além de ter escrito o livro ''Consumo: Como o 
merdado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos''.


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